Lactase – O que é?Para que serve? Benefícios
A Lactase é a enzima que realiza a digestão da lactose. A lactose é o carboidrato que contém no leite.
Para a lactose ser absorvida ela necessita sofrer a ação da enzima Lactase que quebra a sua estrutura em duas moléculas menores, separando a sua estrutura em Glicose e Galactose.
Vídeo explicativo sobre a Lactase
Para que serve a Lactase?
Apesar da capacidade do organismo em produzir a Lactase, algumas pessoas possuem uma deficiência na síntese desta enzima que é responsável pela digestão da lactose. Essa deficiência é conhecida como intolerância à lactose.
Na ausência da Lactase ou devido a produção insuficiente, a lactose não pode ser digerida e, com isso, impossibilita a sua absorção. Ela fica depositada no intestino grosso e sofre fermentação por bactérias intestinais, desencadeando muitos desconfortos gastrointestinais.
Lactase – Benefícios
A deficiência na síntese de Lactase resulta em Intolerância à lactose e quando consumido alimentos que contém leite ou derivados, são desencadeados sintomas como flatulência, diarreia, intestino irritável, indigestão, azia e cólicas intestinais. Por isso, pessoas com este distúrbio evitam ou não comem alimentos com leite e derivados ou se consomem são expostos à todos esses sintomas gastrintestinais que podem levar à longo prazo a um problema absortivo de nutrientes.
Por isso, a suplementação com Lactase é indicada para pessoas que tem comprovadamente intolerância à lactose, para auxiliar na digestão de produtos lácteos. Isso possibilita que pessoas intolerantes a lactose continuem consumindo alimentos que contém leite.
Lactase – Como funciona?
A lactose é um dissacarídeo, que contém em sua estrutura duas moléculas de carboidratos simples que são a glicose e a galactose.
Para atravessar a parede do intestino e ser absorvida, a lactose que é uma molécula complexa, precisa ser quebrada em glicose e galactose. Quem realiza a quebra dessa estrutura da lactose que resultará em duas moléculas menores é a enzima Lactase, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Quando não tem Lactase ou ela não é produzida em quantidade suficiente, a lactose consumida não é quebrada e fica depositada no intestino causando muitas reações e desconfortos abdominais.
Com isso, a suplementação da enzima Lactase auxilia na digestão da lactose sendo utilizada para diminuir os sintomas e desconfortos gastrintestinais sofridos com o consumo de alimentos com leite e/ou derivados.
A suplementação em cápsulas pode ser administrada 15 minutos antes do consumo de alimentos que contém leite ou derivados. O ajuste da dosagem é realizada de forma a obter o alívio dos sintomas, conforme orientação do médico ou nutricionista.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.