Triptofano – Entenda sua importância para seu organismo.
O Triptofano é um aminoácido essencial, devido a sua incapacidade de ser produzido pelo organismo, por isso, ele deve ser oferecido na alimentação em proporção adequada às necessidades individuais.
Triptofano – Para que serve?
Ele possui papel fundamental na química cerebral, por isso, existe uma grande relação entre inadequação alimentar de Triptofano, desequilíbrio na neurotransmissão e alterações neurológicas importantes.
Seu papel é essencial na síntese de proteínas e como precursor de muitos metabólitos biologicamente ativos importantes. Estes incluem a serotonina (controla o humor, comportamento, saciedade, ingestão alimentar), o hormônio melatonina (controla o ritmo diário, o sono e outros processos importantes) e a produção da Vitamina B3 (essencial em diversas reações metabólicas, metabolismo energético e na replicação, diferenciação e reparo do DNA).
Triptofano – Como funciona?
O Triptofano é o único precursor da serotonina, com isso, o seu consumo pode aumentar a concentração de serotonina no sistema nervoso central e alterar o metabolismo e a atividade desse sistema. A diminuição da produção de serotonina tem sido relatada em pacientes com transtornos depressivos, transtornos afetivos, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, ansiedade, distúrbios do sono e do apetite. Com isso, sabendo que a produção de serotonina é um processo que depende do Triptofano, sendo o seu precursor natural, ele tem sido recomendado para aumentar os níveis de serotonina no organismo, para tratamento de depressão, regularização do sono, do apetite, da sensibilidade à dor e melhora das atividades cognitivas.
Triptofano – Benefícios
O Triptofano é um aminoácido essencial e precisa ser reabastecido por meios dietéticos, por isso, a disponibilidade de serotonina no corpo, diminui se a ingestão de Triptofano for limitada e, assim, a disponibilidade de substrato para a síntese de serotonina no sistema nervoso central é reduzida.
Em consequência de uma dieta desequilibrada e deficiente em vegetais e demais alimentos fonte, o Triptofano pode não estar sendo oferecido ao organismo em quantidades diárias necessárias, sendo a suplementação nutricional um meio de garantir o consumo adequado deste que é um aminoácido essencial.
A serotonina do sistema nervoso central desempenha um papel importante na modulação de comportamentos. Prejuízos e alterações dentro deste sistema têm sido associados a vários distúrbios, em particular ansiedade e depressão, comportamentos relacionados à fome e à saciedade, reprodução e processos de atenção. A Serotonina e o Triptofano também influenciam fatores ligados ao ciclo e a qualidade do sono, devido a sua capacidade de aumentar os níveis cerebrais do hormônio melatonina. Portanto, a síntese de melatonina é realizada a partir de seu precursor, o Triptofano. Em humanos, a privação do sono é acompanhada por sinais de fadiga, déficit de atenção e irritabilidade, com capacidade discriminativa significativamente diminuída.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.