O uso da espirulina é tradicionalmente feito com sua versão em pó ou em cápsulas. A porção diária, entretanto, é uma questão que varia de acordo com a orientação do profissional de saúde que lhe indicar o uso desse composto. Como a necessidade nutricional de cada pessoa é individual, apenas com uma orientação direcionada é possível saber exatamente o volume desse alimento que é indicado para você consumir por dia.
Você conhecia a espirulina? Já fez uso desse produto antes? Conte para a gente um pouco mais sobre suas experiências ou suas dúvidas sobre o tema!
Espirulina – O que é? Para que serve? Benefícios
Quando pensamos em alimentação saudável, sempre nos vem a cabeça produtos como vegetais, frutas, legumes e outros de origem vegetal, não é mesmo? Mas a gama de produtos naturais tem se estendido a outras variedades menos tradicionais, como é o caso das algas marinhas.
Você provavelmente já conhece algumas algas comestíveis, como aquelas que costumam usar nos pratos orientais, mas existe uma que é poderosa e pode fazer muita diferença para a sua saúde: a Espirulina.
Que tal conhecer mais sobre ela?
O que é a Espirulina?
A espirulina é muito chamada por especialistas em saúde como um tipo de alga mas, apesar de ser encontrada na água e se comportar muito como uma planta, ela não é um vegetal. Elas são um tipo de organismo chamado de procariontes que vive águas minerais e de temperatura morna, muito consumida desde os primórdios do século XX.
Ela pode ser encontrada hoje em sua forma crua como também em comprimido ou pó, como um poderoso suplemento alimentar de fonte proteica.
Quais são as características nutricionais da Espirulina?
A característica nutricional mais famosa e mais valorizada da Espirulina é a sua grande concentração de proteínas. Estima-se que a Espirulina conte com 60 a 70% de toda a sua composição formada por proteínas, um valor que impressiona, se pensarmos que a carne (que é a principal fonte proteica da alimentação humana) conta com apenas 30% da mesma em sua estrutura.
Além do valor proteico elevadíssimo, a espirulina conta com outras características nutricionais relevantes como a presença de vitaminas do tipo A, complexo B, E e D, minerais como o fósforo, cálcio, cobre, selênio e zinco, ácidos graxos essenciais e antioxidantes.
Para que serve a Espirulina?
No início do século XX a espirulina contava apenas com um uso industrial, não muito relevante do ponto de vista de consumo em larga escala. Apesar disso, muitas populações já faziam uso desse alimento para complementar sua dieta diária.
Hoje, a espirulina atua como um importante suplemento alimentar proteico, muito valorizado especialmente por quem não pode – ou não deseja – fazer uso de outros compostos que aumentam a ingestão desse nutriente (como os isolados de soja ou leite). Ela também é uma opção para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais específicos, além de atuar como uma opção de antioxidante para a saúde humana.
Quais são os benefícios de consumir a Espirulina?
Adicionar a espirulina na sua dieta diária pode lhe garantir muitos benefícios:
Maior ingestão de proteína diária
Aumentar o consumo proteico pode ser ótimo para auxiliar no ganho de massa magra, melhorar o funcionamento do corpo e ativar a renovação celular.
Proteção contra a ação de radicais livres
Por ser uma boa fonte de antioxidantes naturais, a espirulina pode ser uma boa alternativa para ajudar a combater a ação de radicais livres no organismo, protegendo contra doenças como a aterosclerose, o envelhecimento de tecidos e órgãos.
Tratamento da anemia
Por ser uma ótima fonte de ferro, a espirulina também é indicada por especialistas para o tratamento de quadros de anemia, quando há baixa ingestão desse mineral por parte do indivíduo.
Melhorar o funcionamento do sistema imunológico
O grande valor nutricional da espirulina conta de maneira positiva para a saúde do nosso sistema imunológico, que se torna mais fortificado e atuante após a ingestão desse composto.
Melhor funcionamento do intestino
A espirulina pode atuar como um bom probiótico para a saúde do sistema intestinal. Dessa maneira, ela influencia positivamente na saúde do órgão, melhorando o seu funcionamento e evitando quadros de constipação ou diarreia indesejados.
Manutenção da saúde do sistema nervoso central
A espirulina é rica em um composto chamado de acetilcolina. Esse é um importante neurotransmissor do nosso sistema nervoso central, que ajuda a colocá-lo em equilíbrio e em bom funcionamento.
Outras importantes funções na manutenção da saúde
Tomar espirulina todos os dias pode garantir também:
- Possibilidade de evitar quadros de osteoporose;
- Maior qualidade do sono;
- Redução do mau hálito;
- Cicatrização mais rápida e eficiente;
- Controle do colesterol e triglicérides no sangue;
- Controle da pressão arterial;
- Maior qualidade da pele, unhas e cabelos.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.