Magnésio Dimalato na atividade física
O papel do magnésio no metabolismo dos substratos energéticos em atletas tem sido foco importante das pesquisas em indivíduos treinados. Já se sabe que a deficiência em magnésio pode prejudicar o fornecimento de oxigênio e, assim, reduzir a capacidade de realizar e concluir exercícios, que poderá reduzir a performance do indivíduo.
Na atividade física, o Magnésio relaciona-se com as respostas do organismo durante o exercício físico, pois, ele atua na via glicolítica, em etapas importantes do ciclo de Krebs (geração de energia), em enzimas da via gliconeogênica (síntese de glicose), no metabolismo dos lipídeos, na ativação de aminoácidos, na transferência do CO2 em reações de carboxilação e na regulação da contração muscular.
Em estudo realizado com remadores suplementados com Magnésio, os atletas apresentaram menor concentração de lactato sérico e 10% menos captação máxima de oxigênio durante testes submáximos, indicando benefícios na capacidade de resistência. (GOLF et al., 1993)
O benefício da suplementação também foi descrito por Liu et al, que relataram melhora das câimbras musculares após suplementação em atletas com magnésio sérico diminuído.
Alguns outros trabalhos como o realizado por Brilla & Haley e Ripari et al, demonstraram que a suplementação de Magnésio pode melhorar a função muscular; principalmente durante exercícios com predomínio do metabolismo glicolítico.
Portanto, já está claro que existe relação entre a deficiência de Magnésio e a falta de energia e disposição, sendo a suplementação com Magnésio Dimalato uma ferramenta que pode ajudar no combate conta o cansaço. Neste sentido, o Magnésio Dimalato pode ajudar a melhorar os níveis de energia, na disposição, pode atuar contra o cansaço e a fadiga e melhorar no desempenho físico, pois, está ligado à produção de energia.
Referências:
BRILLA, L. R. & HALEY, T. F. Effect og magnesium supplementation on strength training in humana. Journal of the American College of Nutrition, vol 11, pp. 326-329, 1992.
GOLF, S. W. et al. Is magnesium a limiting factor in competitive exercise? A summary of relevant scientific data. In: GOLF, S.: et al, Magnesium. Londres, John Libbey & Company, pp. 209-220, 1993.
LIU, L. et al. Hypomagnesemia in a tennis player. Physician and Sportsmedicine, vol. 11, pp. 79-80, 1983.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.