Entenda porque o Magnésio pode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor
A depressão é considerada a doença do século e é uma das causas mais recorrentes de afastamento no trabalho.
Por vezes banalizada, por ter manifestações que podem facilmente ser confundidas com tristeza e melancolia. Sendo uma doença silenciosa, ela pode ter um diagnóstico tardio e com isso um agravamento das suas manifestações e intercorrências, sendo a mudança do humor uma das suas manifestações.
O tratamento indicado vai ser específico a cada caso e em especial ao agravamento e evolução da doença. Serão principalmente consideradas aquelas manifestações em que limita ou afeta as tarefas “normais” de uma pessoa.
Tanto a mudança de humor quanto efetivamente a depressão podem ter relação com fatores nutricionais e principalmente a deficiência de nutrientes chave na plasticidade sináptica e na comunicação dos neurotransmissores.
Sendo oMagnésioum dos principais precursores dietéticos com ação comprovada na modulação de neurotransmissores, ele pode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor
Falta de nutrientes x desordens do emocionais
Não é de hoje que estudos buscam avaliar a relação que existe entre a saúde mental e os hábitos alimentares. Tanto o cérebro quanto toda a comunicação nervosa, necessitam de muitos compostos e nutrientes para funcionar dentro da normalidade.
Alguns distúrbios psíquicos como a depressão e a mudança de humor, se manifestam com mais frequência em pessoas que apresentam carências nutricionais. Com isso, a alimentação se apresenta como essencial para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e demais desordens.
Uma alimentação limitada no oferecimento de nutrientes, faz com que o sistema nervoso desenvolva mecanismos para se adaptar, para conseguir realizar as suas funções normais.
Mas, apesar do esforço ele não consegue manter o desempenho em certas funções e isso será refletido na menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios. A falha nessa função nervosa e de comunicação, podem por consequência, levar à mudanças de humor e até a depressão.
Portanto, um padrão alimentar saudável que ofereça nutrientes essenciais para a saúde cerebral, implicaria tanto na prevenção da prevenção da depressão, como em alterações emocionais como humor.
Como o mineral Magnésio é um aliado na manutenção das funções cerebrais, ele se revelou um nutriente eficiente para o bom humor e contra a depressão. Por tanto a suplementação comMagnésiopode ajudar no tratamento da depressão e na melhora do humor.
Deficiência de Magnésio e o seu prejuízo para o cérebro
Devido ao aumento do processamento dos alimentos e a baixa ingestão de alimentos fontes de Magnésio, que são principalmente os de origem vegetal, é comum o consumo inadequado deste mineral. Quando analisada a dieta de pessoas com transtornos depressivos, essa inadequação fica mais evidente.
Dentre todas deficiências nutricionais é a mais negligenciada, pois não é conduzido de forma tão seria como deveria, afinal, o Magnésio é um nutriente que está presente em mais 300 reações bioquímicas no organismo.
Tendo em vista a importância do papel que desempenha em tantos órgãos e sistemas, a sua inadequação alimentar será refletida em alguma desordem.
O Magnésio é um precursor dietético que apresenta relação na modulação de neurotransmissores e que, impede que o cálcio ative certas conexões. Na falta de Magnésio, os canais de cálcio acoplados a N-metil-d-aspartato (NMDA) são tendenciosos para a abertura, causando lesão neuronal e disfunção neurológica, que podem ser refletidos na mudança de humor e desencadear a depressão.
Essa relação da influência do Magnésio com o funcionamento da bioquímica cerebral foi comprovada no estudo de Spasov et al. (2008).
Eles concluíram que a remoção do Magnésio na alimentação, resultou em sintomas depressivos. Geralmente pessoas com depressão apresentam baixos níveis de Magnésio no cérebro.
Se a depressão e os sintomas associados estão relacionados com baixos índices de Magnésio no organismo, sua suplementação poderia corrigir essa deficiência reduzindo os sintomas depressivos.
Inclusive alguns estudiosos apontam que o Magnésio pode ter efeitos semelhante a certos antidepressivos e sem apresentar nenhum efeito colateral.*
Sendo que o primeiro relatório relacionando os benefícios do Magnésio para a depressão, foi publicado em 1921 e apontou sucesso em 220 de 250 casos estudados. Desde então, os estudos com o Magnésio foram avançando, na esperança de se encontrar um coadjuvante no tratamento da depressão e outras transtornos como a mudança de humor.
Benefícios do Magnésio para o bom humor e contra a depressão
A depressão é transtorno mental que afeta cerca de 15% da população. Ela pode apresentar muitos sintomas, que podem estar associados com humor e ainda trazer muitas consequências, impactando na qualidade de vida das pessoas.
O padrão do tratamento para essas desordens sempre incluiu inibidores seletivos de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina-norepinefrina.
Mas esses tratamentos podem não trazer os efeitos clínicos esperados e ainda levar semanas para começar a fazer efeito. Conduzindo os estudos para uma nova perspectiva de tratamento com base na relação do Magnésio com a capacidade de brotar novas conexões sinápticas e reverter as alterações neurais induzidas pelo estresse, para atender à necessidade não atendida em pacientes com depressão clínica.
O Magnésio está associado a prevenção e tratamento da depressão e a sua deficiência está relacionada a transtornos depressivos, pois ele atua em receptores dos sistemas serotoninérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos.
Esses são receptores encontrados em áreas corticais e límbicas, que desempenham funções de cognição, percepção e emoção. Para avaliar o efeito da suplementação com Magnésio em transtornos depressivos, um constatou que os níveis de depressão nos pacientes, teve melhora significativa durante o tratamento com o consumo de Magnésio (TARLETON et al., 2017).
Em outro estudo que acompanhou durante 12 semanas uma amostra de adultos que suplementou 450 mg de Magnésio por dia, encontrou resultados satisfatórios e inclusive efeito similar de alguns tipos de medicamentos antidepressivos. Mostrando os seus efeitos benéficos sobre os sintomas de depressão e alterações de humor.
Portanto, há evidências suficientes para relacionar a baixa ingestão dietética de Magnésio como um dos fatores desencadeantes da depressão. Ademais, a suplementação de Magnésio também parece ser efetiva na redução dos sintomas depressivos e na melhora do humor. Sendo a suplementação com Magnésio indicada para auxiliar no tratamento da depressão diminuindo os seus sintomas e melhorando as alterações de humor.
Os Quatro Melhores Tipos de Magnésios Orgânicos
Sim, existem os tipos ideais de magnésios para você consumir, para facilitar a compreensão do tema, a dra. Juliana gravou um vídeo explicando melhor isto para você.
A boa notícia é que você encontra estes quatro tipos de magnésios orgânicos em uma única cápsula! O suplemento +4Mag possui Magnésio Dimalato, Magnésio Citrato, Magnésio Glicina, Magnésio L-Treonato e ainda é adicionado deVitamina D3(importante para ajudar na absorção do magnésio).
Você pode confiar com confiança no próprio site da NatusVita, o produto é enviado para todo Brasil e você ainda pode parcelar no cartão (ou ter um desconto adicional no boleto ou pix!). Para acessar,clique aqui.
Referências Bibliográficas:
Spasov, A. A. et al. Comportamento semelhante à depressão e à ansiedade de ratos alimentados com dietas deficientes em magnésio. Zh Vyssh Nerv Deiat Im IP Pavlova. Vol 58, n. 4, pp.476-485. 2008
Abumaria N, Yin B, Zhang L, Li XY, Chen T, Descalzi G, Zhao L, Ahn M, Luo L, Ran C, Zhuo M, Liu G J Neurosci. 19 de outubro de 2011; 31(42):14871-81.
Tarleton, Emily K. et al. Role of magnesium supplementation in the treatment of depression: A randomized clinical trial. PLoS One, v. 12, n. 6, p. e0180067, 2017.
Zarate C, Duman RS, Liu G, Sartori S, Quiroz J, Murck H. Novos paradigmas para a depressão resistente ao tratamento. Ann N Y Acad Sci. 2013 Jul;1292:21-31.
Para entender o papel dos antioxidantes na saúde, primeiramente é preciso entender sobre a atuação e formação dos radicais livres ou espécies reativas de oxigênio. O oxigênio é um elemento químico ...
Conheça os top 5 suplementos mais indicados para incluir na sua rotina
A alimentação diária deve garantir as vitaminas, minerais, macronutrientes, fibras e compostos orgânicos que o corpo necessita...
Os tipos de Ômega 3 que são apontados como os responsáveis pelos benefícios sobre a saúde humana, são o DHA e o EPA. Eles são necessários para a saúde do coração e da visão, para manter sob condiçõ...
A remodelação óssea é um processo contínuo, homeostático e restaurador que substitui o osso velho e danificado por material novo e saudável, para manter e melhorar a integridade estrutural e a comp...
Estamos vivendo em uma realidade com um progresso tecnológica cada vez mais veloz. O acesso às informações das mais variadas áreas, nos exige uma alta capacidade produtiva para poder acompanhar ess...
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.