Por que a Vitamina K2 do tipo MK-7 é a melhor forma de suplementação da Vitamina K?
A Vitamina K pertence à classe das vitaminas lipossolúveis e é uma vitamina essencial para o nosso organismo, mesmo que requerida em quantidades muito pequena. A Vitamina K é considerada uma vitamina vital para o corpo por regular adequadamente e ativar proteínas importantes, tais como fatores de coagulação no fígado, Matrix GLA Proteínas, encontradas nas artérias e osteocalcina nos ossos.
Conheça os subtipos da Vitamina K
A Vitamina K é dividida em três principais formas: Vitamina K1, Vitamina K2 e Vitamina K3.
A Vitamina K1 ou Filoquinona é derivada de alimentos de origem vegetal, a Vitamina K2 ou Menaquinonas (MK) é de origem bacteriana, sendo produzida por bactérias no cólon e pode ser encontrada em alimentos fermentados, especialmente queijo e o Natto (soja), enquanto a Vitamina K3 ou Menadiona é um composto sintético.
Há várias formas diferentes de Vitamina K2, sendo a MK-4 e MK-7 as formas mais utilizadas em suplementos nutricionais.
A Vitamina K2 é indicada para a manutenção da saúde óssea e cardiovascular, além de ativar as proteínas envolvidas na coagulação sanguínea. A Vitamina K2 ajuda o corpo a utilizar o cálcio para a construção e manutenção dos ossos e a inibir a deposição de cálcio nas artérias. Auxiliando na saúde óssea paralelamente à melhora da circulação sanguínea nas artérias.
Qual a diferença entre a Vitamina K2 do tipo MK-4 e MK-7?
Todos os tipos de Vitamina K são muito semelhantes em sua estrutura, portanto, o que difere uma da outra é o comprimento da cadeia lateral. Quanto maior essa “cadeia lateral” melhor o efeito e eficiência no organismo. Por isso, a Vitamina K2 do tipo MK-7 é a mais desejável para o consumo, por apresentar uma cadeia lateral longa.
A Vitamina K2 (MK-7) quando consumida, é quase que totalmente absorvida, com isso o corpo requer pequenas doses e sua permanência na circulação é maior.
A Vitamina K2 do tipo MK-4 em suplementos é de origem sintética e não permanece em níveis terapêuticos no sangue por muito tempo, portanto sua biodisponibilidade é menor. Enquanto a Vitamina K2 na forma de MK-7 é de origem natural, pois, é extraída do Natto, um prato típico japonês a base de soja fermentada. O Natto é considerado a maior e melhor fonte alimentícia de Vitamina K2 do tipo MK-7. Outra grande vantagem do MK-7 com relação ao MK-4 é que ele permanece no sangue em doses terapêuticas por muito mais tempo, cerca de três dias.
Portanto, podemos afirmar que a Vitamina K2 em sua forma de MK-7 é muito mais eficaz no organismo em relação a Vitamina K1 e MK-4 e isso se dá pela sua maior biodisponibilidade (melhor absorção) e maior bioatividade (tempo de permanência no sangue).
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.