Qual a importância do Colágeno para a saúde?
Dado o aumento da preocupação das pessoas com relação à promoção da saúde, atualmente, há uma grande procura por produtos e alimentos que tragam benefícios adicionais ao organismo. Por esta razão, o mercado de suplementos alimentares tem acompanhado essa tendência e tem desenvolvido diversos produtos com formulações específicas, para suprir a demanda de procura. E um desses produtos é o Colágeno Hidrolisado, que é um suplemento muito procurado por quem deseja aumentar a síntese de Colágeno do organismo, para fins terapêuticos ou estéticos. Mas, quais os benefícios do Colágeno? Qual o melhor suplemento?
Para auxiliar quem está à procura de suplemento de Colágeno, hoje vamos apresentar o Colágeno Hidrolisado da NatusVita. Segue com a gente e conheça tudo sobre o Colágeno!
O que é Colágeno?
O Colágeno é uma proteína fibrosa amplamente encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo. Ele é a proteína mais abundante em todo o reino animal, representando cerca de 25% de toda a proteína corporal. O Colágeno contém os aminoácidos: glicina, prolina, alanina, hidroxiprolina, hidroxilisina e pequenas quantidades de aminoácidos polares. As fibras de Colágeno proporcionam resistência e elasticidade às estruturas em que elas estão presentes.
O Colágeno é formado por grandes cadeias de aminoácidos. Para tornar-se hidrolisado, o Colágeno passa por um processo de hidrólise, no qual enzimas “quebram” as cadeias de aminoácidos, e as moléculas de Colágeno tornam-se vários fragmentos proteicos (peptídeos). Devido ao tamanho molecular reduzido, os fragmentos de Colágeno Hidrolisado não necessitam de digestão e logo são absorvidos pelo trato gastrintestinal, chegando facilmente na corrente sanguínea. Deste modo, o Colágeno Hidrolisado é altamente aproveitado pelo organismo, devido à sua elevada biodisponibilidade.
Quais os benefícios em suplementar o Colágeno Hidrolisado?
A suplementação com Colágeno Hidrolisado beneficia para o fornecimento de matéria prima para a síntese de Colágeno no organismo. Entende-se que a abundância de disponibilidade de matéria prima, que são os aminoácidos, induza o organismo a produzir mais Colágeno.
O Colágeno Hidrolisado enriquecido com Vitamina C da Natusvita, é um suplemento alimentar, que visa estimular a síntese endógena de Colágeno, no intuito de promover a saúde, auxiliar na minimização do envelhecimento da pele, atenuar os aspectos estéticos, atuar na regeneração de tecidos como ligamentos, tendões e ossos, e acelerar o processo de cicatrização da pele.
Com o tempo, os fibroblastos vão perdendo sua capacidade de síntese de Colágeno, então para um resultado mais eficaz não basta apenas ingerir Colágeno, é necessário estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos, e pesquisas revelam que a Vitamina C desempenha um papel importantíssimo nesse processo.
Saúde da Pele
Uma das maiores funções do Colágeno é a de servir de sustentação para a estrutura da pele. O Colágeno se organiza em fibras na camada da derme, sendo o seu papel manter o tônus, a firmeza, e a resistência da pele. Sendo assim, a suplementação com Colágeno Hidrolisado atua na prestação de integridade e elasticidade da pele, demonstrando melhorar a hidratação, a perda de água transepidérmica e a disfunção da barreira da pele.
No envelhecimento há uma menor produção de Colágeno e uma maior ação das enzimas que o degradam, e este desequilíbrio avança o processo de envelhecimento. Os tratamentos de pele, almejam estimular a produção de novo Colágeno, para promover o equilíbrio entre a produção de Colágeno e a ação das enzimas que o degradam. Por consequência há o retardamento do processo de envelhecimento e, consequentemente, melhora na aparência e a saúde da pele.
Saúde dos ossos
O Colágeno também é parcialmente responsável pela ação biomecânica do osso, sendo que, cerca de 95% das proteínas dos ossos são constituídas por Colágeno.
A perda óssea é decorrente de um desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea e as proteínas são essenciais para a saúde óssea. O Colágeno modula a formação óssea e a mineralização da matriz óssea com aumento da atividade no crescimento e diferenciação de células osteoblásticas e redução de células osteoclásticas.
Saúde das Articulações
Na cartilagem, o Colágeno é o principal elemento estrutural (cartilagem articular) que confere resistência ao tecido. Sabe-se que além da função de suporte, o Colágeno participa na diferenciação, adesão, migração e proliferação celular, exercendo também atividade antigênica, promovendo a saúde das articulações.
Estudos revelaram uma melhora da dor nas articulações em atletas que foram tratados com o suplemento de Colágeno Hidrolisado. Apoiando que o uso de Colágeno Hidrolisado pode auxiliar na saúde das articulações e, possivelmente, reduzir o risco de deterioração óssea e reduzir os parâmetros, como dor, que têm um impacto negativo no desempenho físico.
Vitamina C
Na composição do Colágeno Hidrolisado da Natusvita, está presente a Vitamina C que atua como um potente antioxidante, combatendo a atividade de radicais livres e no combate à peroxidação lipídica. Ela também age como um nutriente fotoprotetor, mediante exposição aos raios UV. É consenso entre muitos autores que a baixa ingestão de Vitamina C está ligada ao surgimento de rugas e ao ressecamento da pele, independentemente de outros fatores. A Vitamina C desempenha papel importante na síntese de Colágeno e elastina (proteínas estruturais da pele), fundamental para manter o tônus e a firmeza da pele. Portanto, para que haja síntese adequada de Colágeno, é necessário associar a ingestão de Vitamina C com os aminoácidos que constituem o Colágeno.
A disponibilização de Colágeno no organismo, contribui para uma maior conservação e resistência das cartilagens e tendões, influencia na melhoria da composição e na prevenção da perda óssea, ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento, acelera o processo de cicatrização e regeneração de tecidos epiteliais, promove a elasticidade e a resistência da pele, além de fortalecer cabelos e unhas e melhorar a aparência da pele com a atenuação das rugas e flacidez, portanto, o público adulto e principalmente idoso, que almeja deleitar-se desses benefícios, pode fazer uso da suplementação do Colágeno Hidrolisado.
Lembrando que a suplementação deve ser indicada por médico ou nutricionista.
Referências Bibliográficas:
BORDIN, C. C. D.; NAVES, M. M. V. Hydrolyzed collagen (gelatin) decreases food efficiency and the bioavailability of high-quality protein in rats. Rev. Nutr., Campinas , vol. 28, n. 4, pp. 421-430. Agosto de 2015.
CAMPOS. P. M. Suplemento de hidrolisado de colágeno melhora firmeza e elasticidade da pele, mostra pesquisa. Jornal da USP. Ciências da Saúde. Publicado em 09 de Agosto de 2016. Acesso em: 17 de Março de 2017.
CLARK, K. L. et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. Vol. 24, n. 5, pp. 1485-1496. Maio de 2008.
COMIM, A. F. Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética. Dicas de Nutrição Estética. Vitamina C (Ácido Ascórbico). Disponível em: http://www.sbne.org.br/dicas-de-nutricao-estetica-sociedade-brasileira-de-nutricao-estetica.php >. Acesso em 16 de Março de 2017.
ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.
FERREIRA SILVA, T. S.; BARRETTO, A. L. P. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.), São Paulo, vol. 71, n. 3, 2012.
GONÇALVES, G. R. et al. Revista Eletrônica de Biologia – REB (PUC SP). Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. vol. 8, n. 2, pp. 190-207. 2015.
LI, H. et al. Studies on bullfrog skin collagen. Food Chemistry. Vol. 84, n. 1, pp. 65-69. Janeiro de 2004.
SEIFTER, S. et al. Studies on Collagen : II. PROPERTIES OF PURIFIED COLLAGENASE AND ITS INHIBITION*. J. Biol. Chem. Vol. 234. Fevereiro de 1959.
ZIEGLER, F. L. F.; SGARBIERI, V. C. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Rev. Nutr., Campinas , v. 22, n. 1, pp. 61-70. Fevereiro de 2009.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.