Spirulina – Conheça mais sobre essa microalga incrível
A Spirulina é uma microalga com características espirais, classificada como uma cianobactéria. Ela é comestível e possui composição apropriada e segura para ser utilizada como suplemento alimentar. A Spirulina cresce naturalmente em reservatórios de água alcalina com alto teor de sal em áreas subtropicais e tropicais.
Quais os benefícios
A Spirulina é um alimento de alto valor nutricional porque possui uma rica composição nutricional.
O seu conteúdo proteico incomum, é que chama atenção, cerca de 60 a 70% do seu peso seco é proteína.
As proteínas da Spirulina são de fácil digestão e metabolismo e possui aminoácidos com teores próximos aos recomendados, a Spirulina contém ainda beta-caroteno, alfa-tocoferol, ferro absorvível, outros minerais, altos níveis de vitaminas, ácido gama-linolênico e outros ácidos graxos essenciais. A presença de ficocianina e ácidos fenólicos em sua composição, lhe trás característica antioxidante que, frequentemente tem sido associada à capacidade de reduzir os níveis de colesterol “ruim”.
Para que serve?
A Spirulina é um complemento alimentar altamente nutritivo e tem sido associada à benefícios na saúde no controle do colesterol, hipertrigliceridemia, certas doenças inflamatórias, alérgicas, toxicidades ambientais e induzidas por drogas, infecções virais, doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças metabólicas.
A partir destas constatações vários outros estudos foram seguidos, sob várias condições como dieta rica em gordura, dieta rica em frutose, fígado gorduroso, diabetes, doença cardíaca isquêmica, atividade física e todos os resultados indicaram a atividade antiaterogênica (prevenção e combate à formação de placas de gordura nas artérias) hipolipidêmica (diminuição dos níveis de colesterol), antioxidante e anti-inflamatória.
Atividade Antiaterogênica e Hipolipidêmica
Estudos confirmaram a atividade hipolipidêmica da Spirulina, na diminuição das frações de colesterol total, LDL e VLDL no sangue. Além disso, outras melhorias também foram observadas, incluindo um aumento nos níveis de colesterol “bom” HDL, diminuição nos índices aterogênicos e níveis de triglicerídeos.
Atividade física
Está bem claro que o exercício físico produz radicais livres, que contribuem para a fadiga e dano nos músculos e a Spirulina pode ter efeitos preventivos sobre a fadiga e o dano muscular, principalmente através de sua atividade antioxidante, além de diminuir significativamente a taxa de oxidação de carboidratos e aumentar a taxa de oxidação de gordura.
Além disso, a Spirulina pode ser utilizada como fonte proteica em substituição à proteína padrão, sendo adequada para o desenvolvimento corporal, suprindo as necessidades diárias humanas.
Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios
A Spirulina contém vários ingredientes ativos, que têm atividades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes. Diversos estudos comprovaram essas atividades antioxidante e/ou anti-inflamatória da Spirulina, sugerindo que a ela possa fornecer um efeito benéfico no controle de condições cardiovasculares, inclusive na capacidade de eliminar os radicais livres.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.