Colágeno Tipo 2 Não Desnaturado – O que é? Para que Serve? Conheça os Benefícios
O colágeno tipo 2 é uma substância que pode devolver qualidade de vida a muitos indivíduos. Conheça mais sobre ele!
Uma das substâncias naturalmente produzidas por nosso organismo, mas que é extremamente popular na forma de suplementos alimentares no nosso dia a dia é o colágeno.
Agora, é possível encontrar um novo tipo dessa substância no mercado: o colágeno tipo 2. Você já ouviu falar sobre ele? Contamos tudo sobre esse novo produto nesse artigo!
O que é Colágeno?
O colágeno é uma proteína considerada essencial para a saúde do nosso corpo, já que atua na manutenção da qualidade de estruturas como a pele, o cabelo e as unhas. Graças a ele é que todos esses tecidos se mantém saudáveis, firmes e brilhantes ao longo da nossa vida.
O colágeno pode ser divido em até três tipos de substâncias diferentes que, em conjunto, atuam como essenciais não apenas para a saúde dos tecidos citados acima, como também da nossa musculatura e ossos. Pelo menos 90% do nosso colágeno é encontrado na forma de 1 e 3, sendo apenas 10% deles o tipo 2 – e por isso a suplementação dessa forma é cada vez mais recomendada por profissionais da saúde para alguns tipos de paciente.
Como com o avanço da idade, a tendência é que os níveis de colágeno produzidos sejam cada vez menores, a concentração de colágeno tipo 2 no corpo também tende a cair.
O que é o colágeno tipo 2 Não Desnaturado?
O colágeno tipo 2 é considerado do tipo não desnaturado e, na forma de suplemento, derivado da cartilagem do frango. Muito conhecido também como colágeno UC-II (ou UC2), esse é um tipo mais puro da substância, sem aditivos químicos e sem passar por nenhum tipo de processamento durante sua preparação. Suas estruturas são rígidas e resistentes e, por conta disso, ele é uma substância que atua como um todo quando em contato com o organismo, ao invés de ser quebrada em várias partículas.
Qual é a diferença desse colágeno para o de tipo 1 e 3?
O colágeno tipo 2, como afirmamos acima, é uma substância considerada a forma “pura” dessa molécula, ou seja, um colágeno firme e resistente que, quando absorvido pelo organismo, atua com toda a sua forma – sem se quebrar – para beneficiar determinadas partes do corpo com suas ações anti-inflamatórias
Os colágenos do tipo 1 e 3 são peptídeos de colágeno e, por terem uma função mais voltada para o aspecto nutricional, tem a estrutura livre e de fácil absorção pelo organismo humano após a sua ingestão, para que possam ajudar a formar outras proteínas e nutrir tecidos.
Qual é a composição do colágeno tipo 2?
Esse tipo de colágeno é considerado o responsável por 50% da nossa proteína cartilaginosa. Ele é formado por pequenos peptídeos em grandes volumes, que são compostos de glicina e prolina, dois aminoácidos importantes para a estrutura dessa molécula. Além disso, esse mesmo colágeno conta com ácido hialurônico, antioxidantes e condroitina (responsável pela formação do tecido conjuntivo de cartilagens, ligamentos e tendões) em sua composição.
Para que ele serve?
A principal função de um colágeno tipo 2 é sua capacidade de agir diretamente na prevenção e tratamento de doenças que atingem o nosso sistema ósseo e articular, como as artroses e artrites. O colágeno, de maneira geral, é responsável por garantir a saúde dos ossos, ligamentos e articulações como um todo e por toda a vida, mas o tipo 2 atua diretamente no tratamento de condições específicas.
Por conta de seu poder anti-inflamatório, antioxidante e de recuperação, esse tipo de colágeno é muito indicado para pacientes que sofrem com doenças crônicas como a artrite reumatoide ou a osteoartrite, como também pode ser indicado para praticantes de atividades físicas e atletas no controle das dores e desconfortos após o treino. A melhora da flexibilidade também pode ser um objetivo buscado com o uso desse tipo de colágeno.
Quais são os benefícios do colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2 ainda é um objeto de muitos estudos desenvolvidos pela ciência da nutrição e medicina. Por isso, muitas descobertas sobre a substância podem surgir após a publicação desse artigo. O que se sabe até hoje é que:
-
O colágeno tipo 2 melhora os quadros de inflamação e artrite;
-
Atua na recuperação da saúde articular de indivíduos;
-
Recupera estruturas de cartilagem articular;
-
Melhora a mobilidade e flexibilidade de indivíduos;
-
Atua em lesões que são resultado de atividades esportivas;
-
Lubrifica as cartilagens e articulações;
-
Alivia a dor em várias estruturas musculares e articulares do corpo.
Como posso usar esse tipo de colágeno?
O uso do colágeno tipo 2 pode ser feito via alimentação natural, com o consumo de alimentos ricos nessa substância ou, de maneira mais eficiente, com o consumo de cápsulas isoladas com esse composto via oral. Essa é a maneira considerada mais eficiente não apenas por conta de sua maior concentração do composto em uma única cápsula, mas também porque sua absorção é mais efetiva já que ela é uma substância livre de qualquer outro nutriente que poderia retardar seu uso pelo organismo.
Apesar de ser um produto, de maneira geral, seguro e simples de utilizar, é recomendado que o indivíduo busque uma orientação profissional sobre como se beneficiar da substância após o seu consumo.
Veja todos os tipos de Colágeno disponíveis no site da natusvita: colágeno tipo 2!
Você já conhecia o colágeno tipo 2? Já fez uso dessa substância na recuperação de alguma lesão ou para tratar alguma condição crônica? Conte para a gente!
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.