Iodo + Iodeto (Lugol): O que é? Quais os seus benefícios?
O que é Lugol?
Lugol é uma formulação composta por 5% de Iodo e 10% de Iodeto de Potássio. O consumo do Iodo + Iodeto (Lugol), visa adequar a ingestão diária de Iodo, garantindo o aporte necessário desse nutriente. Muitos órgãos necessitam de Iodo para o seu pleno funcionamento como o esôfago, fígado, estômago, próstata, mama, ovários e pele.
Além disso, é atribuído ao Iodo um efeito detox, pela sua capacidade de remover do corpo metais pesados como chumbo, flúor, mercúrio…
Qual a importância do Iodo?
O Iodo é um micronutriente essencial para o homem, é encontrado nos hormônios fabricados pela glândula tireoide, T3, T4 e TSH, por isso, tem a função de participar da síntese dos hormônios produzidos pela tireoide.
Os hormônios triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3), têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, principalmente na manutenção do calor do corpo. O Iodo é um mineral muito importante para o organismo humano porque:
- Auxilia no crescimento e no desenvolvimento normal do organismo;
- Promove o crescimento e o desenvolvimento normal do cérebro;
- Contribui para a saúde, mantendo em equilíbrio as funções do organismo;
- Melhora a capacidade física e mental;
- Garante o pleno controle e funcionamento do metabolismo humano.
Deficiência de Iodo
Estima-se que 2 bilhões de pessoas no mundo, em especial nos países menos desenvolvidos, apresentem risco de deficiência de Iodo. Estes indivíduos podem ter uma deficiência de Iodo moderada, mesmo quando não é evidente o desenvolvimento de doenças. Em crianças em idade escolar, a deficiência de Iodo está associada à cognição precária. A deficiência de Iodo é a causa evitável mais comum de deficiência mental no mundo.
Entendendo melhor sobre o Bócio:
No Brasil, o Bócio já foi considerado um problema de saúde pública. O Bócio é uma doença de evolução lenta, caracterizada pela hipertrofia compensadora da glândula tireoide. Com o decorrer do tempo, surgem formação de nódulos, inclusive com algumas formações císticas, podendo levar a fenômenos compressivos, hemorragia, dor e supuração, podendo ainda estar associados a processos malignos (câncer).
Em regiões de Bócio endêmico o câncer da tireoide tem sua incidência aumentada. A prevenção com uso de Iodo tem efeito na incidência de câncer da tireoide.
Coincidência ou não, uma pesquisa literária revelou que 60 milhões de japoneses consumem uma média diária de 13,8 mg de Iodo e são uma das nações mais saudáveis, com base no bem-estar geral e estatísticas de câncer.
A quantidade de Iodo presente nos alimentos é baixa e suas maiores fontes são: peixes, carnes e derivados do leite. Por isso, a suplementação com Iodo + Iodeto (Lugol) torna-se um meio eficaz, seguro e simples de compensar a deficiência de Iodo no organismo.
O Iodo + Iodeto (Lugol) fornece 100% do Índice Diário Recomendado de Iodo para adultos e tem seu consumo facilitado por ser em cápsulas.
Referências bibliográficas:
ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.
KNOBEL, M.; MEDEIROS-NETO, G. Moléstias associadas à carência crônica de iodo. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, vol. 48, n. 1, pp. 53-61. Fevereiro de 2004.
MACEDO, M. S. et al . Deficiência de iodo e fatores associados em lactentes e pré-escolares de um município do semiárido de Minas Gerais, Brasil, 2008. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol. 28, n. 2, pp. 346-356. Fevereiro de 2012.
ROBERTI, A. ; RAPOPORT, A. Estudo da prevalência das doenças tireoidianas em pacientes tireoidectomizados no Hospital da Santa Casa de Goiânia. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, vol. 32, n. 5, pp. 226-228. Outubro de 2005.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.